A Escola SENAI “Oscar Lucio Baldan” foi concebido para suprir as necessidades das empresas da cidade e região assim como  da comunidade.

O interesse inicial partiu do CIESP local, que tendo sua diretoria constituída por empresários desta municipalidade, sentiu a necessidade de mão de obra qualificada e também do aperfeiçoamento da já existente em grande parte das empresas associadas.

Baseado nesse princípio, a entidade buscou alternativas para o alcance do seu objetivo no SENAI-SP e na Prefeitura do município. O SENAI,   sempre procurando soluções para os problemas com mão de obra, se prontificou a ajudar e firmou convênio com a Diretoria Regional do CIESP, que iniciou sua participação com a cessão de equipamentos em comodato por meio das empresas associadas e a Prefeitura local, que cedeu um prédio de 664m2, localizado em um terreno de 3.955,24m2.

Desse convênio nasceu o Centro de Treinamento 6.62 – Matão, vinculado ao CFP 6.03 – Araraquara,continuando assim até fevereiro de 2000, quando recebeu autonomia administrativa.

A Escola SENAI-Matão com autonomia recente, vem buscando, dentro das possibilidades, atualização em recursos físicos e humanos para acompanhar e atender o emergente parque fabril da região que rapidamente cresce e se moderniza com a implantação de novas plantas industriais que contêm moderníssimas tecnologias de produção as quais estão a exigir da unidade ações de Educação Profissional que demandam a curtos e médios prazos, investimentos para atualização dos seus recursos.

A procura pela região de Matão para novos empreendimentos industriais é favorecida pela excelente localização e por equipamentos públicos existentes. As novas plantas industriais caracterizam-se pela diversificação de ramos e atividades de produção exigindo cada vez mais uma inter-relação dos currículos desenvolvidos pela unidade escolar com as necessidades do mercado de trabalho e os anseios da clientela.